Cuidado, criança! Dicas para manter a casa segura para os pequenos

Quem tem criança em casa sabe que basta um mínimo descuido para o caos se instalar ou, mais grave, para que aconteça algum acidente.

Como os pequenos não têm noção dos riscos e do perigo, é preciso muita atenção e alguns cuidados para deixar os ambientes seguros para eles.

postblog-ok-casa-dois

 

Cozinha

A cozinha é, sem dúvida, o lugar mais perigoso da casa! Gás, fogo e eletrodomésticos elevam o risco de acidentes. Para evitar problemas mais graves:

– escolha eletrodomésticos com travas de segurança;

– verifique o sistema antivazamento de gás;

– desligue da tomada forno elétrico, micro-ondas e outros aparelhos que não estiverem em uso;

– instale armários com portas corrediças com amortecimento, para evitar que tranquem dedos, mãos ou pés;

– nunca deixe vidros, facas e outros objetos cortantes em armários baixos;

– produtos de limpeza devem ficar em armários altos, de preferência trancados;

– cuidado com cadeiras e banquetas, que podem ser usadas para “alcançar” algum objeto no alto.

 

Pisos e tapetes

O ideal é abolir os tapetes, pelo menos os menores, que se deslocam mais facilmente, quando se tem crianças menores em casa. A partir dos seis anos, quando já não correm tanto e conseguem tomar mais cuidado ao andar, os tapetes não são mais tão perigosos.

Nos ambientes de maior circulação de crianças, principalmente quando engatinham ou estão aprendendo a andar, invista em pisos emborrachados, que amortecem as quedas.

 

Portas, janelas e escadas

Todos os acessos à rua precisam estar sempre trancados, sem chaves na maçaneta; protetores de espuma evitam trancamentos de membros. Também é preciso bloquear o acesso a escadas, que devem ser protegidas com telas, ter corrimão e fita antiderrapante no piso.

Janelas, mesmo em andares baixos, devem ter redes de proteção e, mesmo assim, é bom que as crianças só se aproximem delas sob o cuidado de um adulto.

Tomadas e aparelhos elétricos

Os buracos das tomadas são um convite aos dedinhos curiosos dos pequenos, podendo causar graves acidentes e até levar à morte. Por isso, independentemente da idade da criança, mantenha tomadas protegidas.

Revise, periodicamente, a fiação dos ambientes, para confirmar que não há fios soltos, e dos eletrodomésticos, que podem causar pequenos curtos.

Mobília e decoração

Móveis mais leves devem estar bem fixados, para evitar que caiam se forem puxados. As quinas precisam ser protegidas com ponteiras plásticas ou de silicone. Gavetas e portas precisam ter dispositivo antitrancamento, e objetos de decoração pequenos, que possam ser engolidos, devem ser evitados ou ficar em locais fora do alcance das crianças.

Além disso, é preciso ter cuidado extra com piscinas e banheiras, já que o risco de afogamento é muito alto, e os acidentes desse tipo costumam acontecer muito rapidamente.

 

Veja como otimizar o espaço do seu apartamento e saiba quais as plantas mais indicadas para quem tem crianças em casa.

E-BOOK GRATUITO, BAIXE AGORA!

Baixe agora nosso e-Book gratuito!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *