Você sabe como escolher o sofá ideal?

O sofá é item indispensável em uma sala, seja qual finalidade ela tiver: de sala de espera de consultório à sala de TV. E por ser tão comum, a escolha do modelo ideal parece algo simples, e muita gente acaba escolhendo um sofá somente pela beleza. É claro que a estética é fundamental e ninguém vai querer um móvel feio, mas há outros pontos a se considerar antes de comprar um sofá novo.

 

COMO NÃO ERRAR NA ESCOLHA DO SOFÁ

# Tamanho: tire as medidas do espaço e considere os outros móveis que irão compor o ambiente. Inclua portas, janelas e espaço para circulação. Como regra geral, mesas de centro devem ficar entre 50 cm e 90 cm distantes do sofá.

A partir daí, considere as opções disponíveis que acomode confortavelmente as pessoas que irão usá-lo no dia a dia. Por exemplo, uma família de quatro pessoas não precisa de um sofá enorme, assim como um sofá de dois lugares não serve para uma família grande.

Ah, não se esqueça de considerar as medidas da porta! Afinal, o sofá deve passar por ela.

 

# Tecido: Linho, couro natural, couro sintético, brim, aquablock… são inúmeros os revestimentos possíveis para um sofá e, para escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades, considere se: há crianças em casa, se há animais de estimação, se irá para a sala de TV, se as pessoas poderão comer ou beber nele.

Para locais com maior circulação e que serão usados por crianças e jovens, o ideal é um tecido que seja de fácil limpeza, de preferência, impermeabilizado. Quem tem gatos (ou cachorros que arranham móveis) deve dar prioridade à sarja, suede, lonas e brins, e evitar tecidos com trama aberta.

# Funções: Em ambientes formais, os sofás podem ser mais tradicionais, com assentos curtos e não muito profundos. Em salas de TV ou outros ambientes despojados, o ideal é que sejam expansíveis, reclinem e tenham braços largos para que se possa apoiar uma bandeja de petiscos, revistas e controles remotos.

 

# Cor e texturas: Além de combinar com os demais móveis e objetos, o ideal é que o sofá seja neutro. Por ser um elemento mais caro, as pessoas não trocam de sofá a cada temporada, por isso, é melhor escolher tons básicos. Aposte em itens coloridos, estampas e texturas da moda para mantas e almofadas.

 

Gostou das nossas dicas?

Acompanhe mais informações sobre tendências e decoração nas nossas redes sociais.

Até a próxima!

escolher o sofá

O que é ITBI? Quando e por que devo pagar?

A compra de um imóvel envolve mais que a escolha do apartamento ideal. O processo de compra e venda envolve a confecção de documentos e o pagamento de taxas ou impostos necessários para que a transação se efetive, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), obrigatório para a transferência da propriedade. O não pagamento dessas taxas implica em inadimplência e pode gerar problemas com a Justiça Federal. Por isso, quando você for adquirir um imóvel, é fundamental colocar na planilha de gastos os valores referentes a essas taxas.

O pagamento do ITBI permite acesso aos serviços básicos realizados pelas prefeituras, como coleta de lixo, instalação de postes de luz, asfaltamento de ruas, abastecimento de água, segurança, entre outros.

 

AFINAL, O QUE É ITBI?

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma taxa municipal, que consta na Constituição Federal, e que deve ser pago obrigatoriamente para oficializar a compra de uma propriedade imóvel. Ou seja, somente após o pagamento do ITBI a transferência é feita, e os documentos são liberados.

 

QUEM DEVE PAGAR O ITBI?

O pagamento desse imposto é de responsabilidade do comprador. Para realizar o pagamento, é preciso apresentar na prefeitura o contrato de compra e venda, o comprovante dos valores e formulários obrigatórios. Em seguida, a prefeitura emite a guia de recolhimento.

O momento do pagamento varia de acordo com o município – assim como o valor, que também é variável, mas normalmente gira entre 2% e 3% do valor total do imóvel. Algumas prefeituras determinam que o ITBI seja pago na lavratura da escritura, em outras, imediatamente após o registro da escritura. Grosso modo, o prazo para o pagamento é de 30 dias após a data do registro de compra e venda do imóvel.

O ITBI é obrigatório também para imóveis adquiridos na planta, diretamente com a construtora, e o valor deve ser calculado após a conclusão da obra.

 

[Comprei meu primeiro apartamento, e agora?]

 

COMO SE CALCULA O ITBI?

Como foi dito, a alíquota é variável, porém, a média é de 2% sobre o valor de mercado do imóvel (valor venal). O valor venal pode ser conferido no carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Assim, para calcular o ITBI basta multiplicar o valor venal pela alíquota do imposto, ou seja: para um imóvel de cem mil reais em um município cujo tributo seja de 2%, o cálculo a ser feito é (R$) 100.000 x 2 = R$ 2.000,00 (dois mil reais).

 

ITBI

Quer cultivar uma horta no seu apartamento? Saiba como escolher as plantas e quais cuidados deve ter

Ter uma horta caseira é uma delícia em diversos aspectos: do prazer de preparar a terra, escolher as sementes e cuidar do crescimento das plantas até colher e saborear alimentos e temperos frescos, recém-tirados da terra e sem agrotóxicos. Há algum tempo, isso era privilégio das pessoas que moravam em casas e tinham quintais, mas hoje, com os recursos disponíveis, é possível cultivar uma horta diversificada, cheia de sabor e de perfume, também em apartamentos.

Em apartamentos com sacada, é interessante mesclar diferentes tipos de vasos e floreiras, o que ajuda a compor a decoração do espaço. Na ausência de sacadas, a aposta é a horta vertical. Existem, em lojas de materiais de jardinagem, diversas opções de estruturas prontas para receberem a terra e as sementes, que você pode colocar em paredes da cozinha ou da área de serviço.

 

COMO TER UMA HORTA NO APARTAMENTO: PASSO A PASSO

 

Horta em apartamento

Para ervas e temperos, em geral, escolha um lugar com circulação de ar e que bata sol (principalmente pela manhã). Sacadas de apartamentos ou muros dos quintais costumam ser ideais.

 

Horta em apartamento

É preciso escolher uma boa terra orgânica com pH6 e misturá-la com partes de areia, para que não fique muito encharcada. Existem muitos nutrientes prontos no mercado, mas o ideal é nutrir a terra com folhas e cascas de ovos e de legumes.

 

Horta em apartamento

Leve em consideração o espaço disponível e o gosto alimentar da sua família. Em geral, hortaliças folhosas (alface, rúcula, couve etc.), temperos (alecrim, manjericão, orégano, salsa, hortelã etc.) e frutos (abobrinha, tomate, pepino etc.) demandam poucos cuidados extras.

 

Horta em apartamento

Cubra os vasos (ou floreiras) com terra – 15 cm de profundidade – e deixe em torno de 20 cm de distância entre as mudas/ sementes.

 

Horta em apartamento

É importante que o vaso tenha escoamento para a terra não encharcar. Argila expandida e pedaços de madeira são boas opções.

 

Horta em apartamento

Para evitar ervas daninhas, a solução é cobrir a terra com folhas secas. Fungos e outras pragas podem ser combatidos com soluções caseiras (com sabão de coco, fumo, pimenta, agave, cebola, dependendo do caso).

 

Horta em apartamento

O tempo de colheita depende de cada vegetal. Temperos plantados em mudas costumam brotar rapidamente. Prefira colher nas horas menos quentes do dia, para evitar que a planta perca muita água.

Muitas hortaliças são perenes, ou seja, você não precisará se preocupar com o replantio.

 

BENEFÍCIOS DE SE TER UMA HORTA CASEIRA

Cultivar uma horta traz inúmeros benefícios tanto ao lar quanto à saúde de quem vive nele, por exemplo:

Alimentação mais saudável: os produtos orgânicos da sua horta serão mais ricos em nutrientes e não terão os agrotóxicos presentes nos produtos comprados em feiras ou mercados comuns. Além disso, ter folhas e outros vegetais frescos em casa estimula o consumo desses alimentos e a adoção de uma dieta mais nutritiva. A horta é interessante também para crianças, pois acompanhar o desenvolvimento das hortaliças faz com que fiquem curiosas para provar seus sabores.

Decoração do ambiente: A horta pode ser um importante e diferente elemento na decoração do apartamento, para isso, basta harmonizar os vasos, que as plantas, com seus formatos e tons folhosos, fazem o resto. Você pode, ainda, plantar flores comestíveis para dar um colorido à horta, como calêndula, amor-perfeito, capuchinha, lavanda e cravina, por exemplo.

Desenvolver um hobby: Cultivar uma horta no apartamento pode ser uma atividade bastante prazerosa para você e para toda a família.

 

Horta em apartamento

A cor de 2019: conheça o Living Coral

Com cada novo ano, vem a expectativa de pessoas ligadas à arquitetura, decoração e moda sobre a cor Pantone. Em 2019, a escolhida foi a vibrante Living Coral (Pantone 16-1546), uma cor cheia de vida, que traz energia e animação.

Leia mais

Prepare a sua casa para o Natal: anote nossas dicas

O Natal já está batendo à porta e, para entrar no clima, nada melhor que deixar a casa linda para receber os amigos e a família com o que há de melhor nessa data tão especial: o amor!

Para começar dar as boas-vindas, uma guirlanda na porta de entrada!

casa para o natl

A tradição das guirlandas vem da Roma Antiga, onde era comum enrolar ramos, galhos e folhas em forma de coroa e ofertar a famílias queridas, como desejo de saúde a todos daquela casa. As guirlandas atuais podem ser feitas de outros materiais, como pinhas, flores, frutas secas e até feltro ou garrafa PET. O importante é manter sua simbologia e os bons votos de saúde e harmonia para o lar.

 Na sala, a árvore de Natal reina absoluta!

casa para o natal

Para as antigas civilizações europeias, por serem árvores de raízes fortes e grande projeção vertical, as coníferas – divisão da qual fazem parte os pinheiros usados como enfeite no período natalino – marcam a aliança entre o céu e a terra.

Dizem que a primeira árvore de Natal foi enfeitada por Martinho Lutero, em 1530, que quis reproduzir a beleza dos pinheiros cobertos de neve, após um passeio à noite em uma floresta na Alemanha.

casa para o natal

Para receber bem os amigos e a família, tanto para a ceia de Natal quanto para outros jantares ou almoços durante todo o mês de dezembro, capriche na decoração da mesa e não descuide dos detalhes. São eles que vão impressionar os convidados e demonstrar todo seu carinho e cuidado em recebê-los.

Para os demais ambientes, espalhe Papais Noéis, presépios, arranjos com velas, muita luz e muita cor para lembrar a alegria dessa data tão especial.

casa para o natal

Nós, da OK Construções, desejamos a você e à sua família, um Natal repleto de respeito, fraternidade, união e amor. E que possamos fazer juntos um 2019 mais próspero!

casa para o natal

O que dizem os especialistas sobre o Mercado Imobiliário para 2019

Em 2013, no ápice da recessão da economia nacional, o mercado imobiliário recuou 50% do seu patamar máximo. Hoje, no fim de 2018, depois de certa recuperação, encontra-se a 60% do valor atingido em 2013 e, após medidas tomadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com o intuito de aumentar os recursos e ampliar os financiamentos com FGTS até R$ 1,5 milhão, a previsão é que o setor de imóveis retome o crescimento em 2019.

No cenário macroeconômico, a taxa básica de juros deve girar em 8% ao ano, e a inflação prevista será de 3% a 4%. Com isso, as perspectivas dos especialistas é que a economia geral volte a se desenvolver, trazendo progresso ao mercado imobiliário.

Leia mais

Cinco lugares para conhecer em São José

Importante município da Grande Florianópolis, São José destaca-se pela vocação para indústria e atrativo comércio. Se, há algumas décadas, São José era considerada “cidade dormitório” para quem trabalhava na capital do Estado, hoje é muito diferente. A cidade agora tem “uma cara”, uma identidade. Ao mesmo tempo em que é causa, o crescimento do município também é uma consequência dessa mudança de relação com seus moradores.

Com população de mais de 240 mil pessoas e PIB superior a R$ 540 milhões, São José tem um dos maiores IDH-M do Estado: 0,809 (PNUD/2010) e é uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina e que, apesar da crise econômica nacional, vem gerando postos de empregos. O município tem mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais e quase 5.000 empresas prestadoras de serviço. Esses números dizem muito quando pensamos em pessoas que conhecem São José e a escolhem para investir ou para morar com mais qualidade de vida.

 

POR QUE CONHECER SÃO JOSÉ?

Belas paisagens, povo hospitaleiro, cultura, comércio e empregos formam uma combinação bastante atrativa para o mercado imobiliário. E isso é importante para que a cidade continue crescendo. A cada ano, novos empreendimentos imobiliários – como o Boulervard Fonte de Trevi e o Villa de Areias, da OK Construções – surgem em todos os bairros com projetos que prezam pela beleza e funcionalidade. Por isso, cada vez mais, investidores e compradores finais têm escolhido São José!

Beira-mar de São José

Com uma vista incrível, os 2,5 km da beira-mar são ideais para caminhar, correr, pedalar, passear com o cachorro ou para andar de mãos dadas, apreciando um belo pôr do sol.

Além da pista, a beira-mar tem estação com academia ao ar livre, espaço para alongamento, quadras de futebol, parque para crianças e uma rica programação artística, esportiva e cultura, com destaque para os eventos natalinos.

More em São José; Conheça São José

Distrito Industrial

O Distrito Industrial josefense se estende por muitos bairros e é sede de fábricas importantes para o cenário nacional, como a Intelbras, WEG Critical Power e a Cottonbaby, para citar poucos exemplos, além de grandes distribuidoras e empresas de transporte e logística. O maior shopping da Grande Florianópolis também está situado no Distrito Industrial de São José.

Não é necessariamente um lugar para passear, mas é importante conhecer um polo de negócios fundamental para o desenvolvimento não somente do município, mas de todo o Estado.

More em São José; Conheça São José

Calçadão do Kobrasol

Uma espécie de boulevard que corta um dos bairros mais importantes da região tem um variado comércio, com lojas, restaurantes, bares, sorveterias etc. É o lugar é ideal para passear e fazer compras ao lado da família e dos amigos.

Ponta de Baixo

Um bairro famoso pela paisagem bucólica da praia de mar manso. Além das belezas naturais, a região tem deliciosos restaurantes que servem pratos à base de frutos do mar.

Centro Histórico

O charme dos casarios coloniais que hospedaram a corte imperial, inclusive Dom Pedro 2 e a imperatriz Tereza Cristina, em 1845, conta histórias que atraem turistas e moradores que aproveitam os restaurantes e cafés do local. O bairro é importante centro de preservação cultural de São José, com seus oleiros, rendeiras e outros artesãos, que se reúnem durante um domingo por mês em uma feira na bela Praça Hercílio Luz e no entorno da Igreja Matriz.

More em São José; Conheça São José

Não deixe de visitar o Teatro Adolpho Mello, a Escola de Oleiros, a Casa de Comércio da Família Petry, o casarão do Clube 1º de Julho, a Casa Gerlach e a Biblioteca Pública de São José.

 

More em São José; Conheça São José

Home office: saiba como organizar um espaço para o trabalho no seu apartamento

Tanto quem trabalha em casa todos os dias quanto quem precisa somente de um espaço para ler e usar o computador para pequenas tarefas merece um home office bem estruturado, prático e bonito. E você não precisa ter um cômodo inteiro para isso: um pequeno (e funcional!) escritório pode ser montado em qualquer cantinho da casa ou do apartamento.

O ideal é que seja um ambiente com pouca circulação de pessoas para que você possa se concentrar melhor no trabalho, além de bem iluminado – se não houver muita luz natural, aposte na luz branca no teto e em luminárias de mesa. Os móveis devem ser ergonômicos, principalmente nos casos de quem trabalha em home office.

A bancada de trabalho deve ter pelo menos 45 cm de extensão e você pode investir em gaveteiros com rodinhas e em prateleiras para aproveitar melhor o espaço.

Quanto à decoração, tente equilibrar cores quentes, que ajudam na concentração – mas que em excesso podem trazer sensação de cansaço. Use também cores frias que trazem calma e estimulam a criatividade. Prefira ter poucos objetos de decoração, quadros ou fotos, para evitar distrações. Você pode apostar em elementos que tenham função prática e decorativa, como pegboard, telas, porta-papéis, e quadros de anotações.

Dicas para melhorar seu trabalho em home office

* Acorde todos os dias no mesmo horário.

* Mesmo com pressa, não deixe de tomar café da manhã.

* Enumere as tarefas diárias, semanais e mensais em ordem de importância e comece sempre pela mais importante.

* Divida o dia em períodos de trabalho, como se estivesse em um escritório. Não se distraia antes de terminar uma tarefa. Faça pausas entre esses períodos.

* Tenha horário para esporte, lazer e para a família.

* Mantenha a rotina de horário de almoço e saia da mesa de trabalho durante as refeições. Você pode preparar a comida no fim de semana e deixar congelada para ganhar tempo durante a semana.

* Mude de ares de vez em quando: pode ser somente uma mudança de ambiente ou levar o computador para um café, uma praça, ou um escritório de coworking.

* Encerre o expediente no mesmo horário todos os dias. Evite fazer da hora extra um hábito.

 

Vai reformar? Use a tecnologia a seu favor com dez aplicativos para ajudar na reforma e na decoração

 

Algumas pessoas amam planejar reformas e adoram criar, inventar, mudar alguma coisa em casa. Enquanto isso, para outras, isso pode ser um tormento. Mas tanto para quem gosta quanto para quem só faz reforma por obrigação, algumas tarefas como medir espaços e móveis, testar tintas ou imaginar composições nem sempre são simples de serem realizadas. A boa notícia é que, com a tecnologia disponível, é possível contar com aplicativos que facilitam muito essa jornada.

 

Preparamos uma lista com dez aplicativos para ajudar você a reformar ou decorar.

 

Crie Suvinil

Para quem pretende trocar as cores de uma parede ou de um ambiente, esse aplicativo permite fazer testes a partir de fotos do local que será pintado. São mais de 1.500 opções de tons de tintas da marca para que o usuário consiga visualizar qual melhor combina com sua casa e seus móveis. Além disso, o app permite saber como ficará o tom com influência das luzes (incidência do sol ou de lâmpadas) e das sombras dos ambientes.

Gratuito para iOS e Android.

 

Coral Visualizer

Esse simulador também é indicado para quem deseja cores novas para sua casa. Ele consegue distinguir móveis das paredes, assim você pode simular novas cores com imagens mais próximas da realidade do ambiente que será pintado.

Gratuito para iOS e Android.

 

Reforma Ca$a

Ele foi criado para pessoas sem conhecimento técnico e que desejam saber quanto custa construir ou reformar sua casa ou apartamento antes de contratar os fornecedores para a obra. Com ele é possível, por exemplo, selecionar o ambiente que será reformado, escolher os serviços que deseja executar e informar a área (metragem). O próprio aplicativo cria uma lista de materiais e a mão de obra necessária para a reforma e ainda gera um relatório aproximado de custos.

Gratuito para iOS e Android.

 

Conceito Duratex

O aplicativo simula texturas e padrões de revestimento e pisos para que o usuário possa testar antes de adquiri-los. Foi criado para profissionais (arquitetos, designers de interiores e marceneiros) e para o consumidor final.

Gratuito para iOS e Android.

 

 

Pinterest – Shop the Look e PinCodes

Além de todas as referências em decoração, o Pinterest lançou o PinCodes e o Shop the Look, plataformas que permitem usar a câmera do celular para ler códigos (PinCodes) que levam o usuário a uma área com conteúdos afins ao tema escolhido e ainda cria um acesso entre o aplicativo e lojas que vendem os itens relacionados.

Gratuito para iOS e Android.

 

 

iHandy Level Free

Esse app funciona como um prumo que permite calibrar o aparelho para garantir que os parâmetros sejam cumpridos. Com ele é possível alinhar móveis, quadros e outros elementos em um ambiente. Basta posicionar o aparelho celular na superfície, e o aplicativo calcula as dimensões desejadas.

Gratuito para iOS e Android.

 

 

Tok & Stok DecoRA

A famosa marca de móveis e itens de decoração desenvolveu um aplicativo que permite combinar – em 3D – diversos produtos vendidos na loja em uma foto do ambiente que será redecorado ou reformado. Quando disponível no catálogo da loja, também é possível trocar a cor ou acabamento dos produtos testado. Além disso, é possível compartilhar as imagens nas redes sociais e contar com a ajuda dos amigos em caso de dúvida entre um ou outro móvel.

Gratuito para iOS e Android.

 

 

MEPRO – Meça e Procure

Com esse aplicativo, você determina os espaços disponíveis no ambiente e quais os itens deseja instalar o eletrodoméstico. Por exemplo, em uma cozinha, você informa largura x altura x profundidade do espaço para o fogão, e o aplicativo mostra os que melhor se encaixam às suas necessidades, indicando e comparando modelos, marcas e categorias de preço. É excelente para quem precisa comprar diversos eletrodomésticos para cozinha ou lavanderia de uma só vez.

Gratuito para iOS e Android.

 

Arquitecasa

Você indica as medidas do ambiente que será reformado, o tipo de obra que deseja realizar, e o aplicativo cria um projeto resumido, faz uma lista de matérias-primas e calcula os gastos que você terá com materiais e mão de obra.

Gratuito para iOS e Android.

 

MagicPlan

Esse app desenha a planta baixa de sua casa, apartamento ou do ambiente em que será realizada a obra. O usuário envia fotos de um ou mais cômodos, e o programa calcula as áreas e cria a planta baixa em arquivos PDF ou JPG.

Gratuito para iOS e Android (É necessário que o aparelho celular tenha giroscópio.)

 

Não passe sufoco, saiba como montar uma caixa de ferramentas para pequenos reparos e consertos em casa

Geralmente, só nos lembramos das caixas de ferramentas quando chega o Dia dos Pais ou, pior, quando precisamos de um martelo ou de uma chave de fenda. Mesmo que você não entenda muito de reparos, ter uma caixa de ferramentas em casa é tão necessário quanto ter um kit de primeiros-socorros. E você não precisa gastar muito dinheiro, basta investir nas ferramentas certas para não passar apuros se precisar pendurar um quadro, vedar um vazamento ou consertar alguma coisa com urgência. Preparamos uma lista de ferramentas e outros materiais úteis em uma caixa de ferramentas básica.

 

QUAIS FERRAMENTAS DEVO TER EM CASA?

– alicate universal (modelos com cabo isolado oferecem mais segurança nos serviços elétricos)

– alicate de bico

– kit de chaves de fenda e de chaves Phillips (de diversos tamanhos)

– kit de chaves de boca

–martelo comum médio

– régua metálica de 30 ou 60 cm

– chave inglesa média

– arco de serra pequeno

– lápis de pedreiro

– estilete de corte com lâmina reta

– trena

– nível de bolha

– tesoura

– rolo de fita isolante

– rolo de fita crepe

– rolo de fita veda-rosca

– tubo de silicone (pequeno)

– cola branca

– kit tapa-furos

– voltímetro simples

– pregos de diferentes tamanhos

 

ALGUMAS DICAS PARA PEQUENOS REPAROS E CONSERTOS DOMÉSTICOS

Uma caixa de ferramentas não é garantia de um bom serviço de reparo em casa. É sempre importante tomar cuidados como nunca se esquecer de desligar a chave de energia quando for mexer na rede elétrica ou em tomadas. Seguem algumas dicas para quem precisa consertar rapidamente algo em casa.

 

Como consertar pequenos vazamentos?

Normalmente, um vazamento é motivo de incômodos e dor de cabeça, com muito quebra-quebra e transtorno. Por isso, o ideal é identificar um vazamento logo no início. Atualmente, é possível utilizar um geofone, um aparelho composto por ponteira e fone de ouvido, cujo funcionamento consiste em passar a ponteira através da parede com vazamento. O som ouvido através do fone fica mais alto à medida que a ponteira se aproxima do local com maior fluxo de água. Desse modo, você pode quebrar somente a parede no ponto do vazamento. Encontrado o ponto, use o kit tapa-furos (com pedaços de PVC e cola especial) para consertar o problema.

Vazamentos em torneiras podem ser corrigidos com fita veda-rosca (em sentido horário), mas antes não se esqueça de fechar o registro, interrompendo o fluxo de água.

 

Como pendurar quadros?

O ideal é que os quadros fiquem, pelo menos, a 1,60 m de distância do chão (se ficar sobre um móvel, deve estar a 25 cm de distância dele). Você pode simular a disposição dos quadros recortando pedaços de papel do tamanho dos quadros escolhidos e colando esses papéis na parede.

Após decidir onde ficará cada quadro, marque os centros dos quadros com um lápis. Use o nível para se ter certeza de que ficarão retos.

Escolha um prego de tamanho compatível com o tamanho do quadro, posicione o prego com uma pequena inclinação em relação (com a cabeça para cima) à parede e martele. Coloque o quadro e certifique-se de que está firme antes de soltá-lo.

 

Como instalar um chuveiro elétrico?

É imprescindível que não se esqueça de desligar a energia elétrica e o registro de água antes de começar o trabalho!

Retire o chuveiro antigo e todas as fitas isolantes dos fios. Com a chave de fenda adequada, desconecte as ligações elétricas e desenrosque o chuveiro. Vede o cano com a fita veda-rosca (oito voltas em sentido horário). Coloque o chuveiro novo no cano, apertando bem, mas com delicadeza. Parafuse os novos fios no conector (tenha cuidado especial com o fio-terra – o fio de cor verde), apertando bem. Vede com fita isolante todas as conexões.

como montar uma caixa de ferramentas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...