Home office: saiba como organizar um espaço para o trabalho no seu apartamento

Tanto quem trabalha em casa todos os dias quanto quem precisa somente de um espaço para ler e usar o computador para pequenas tarefas merece um home office bem estruturado, prático e bonito. E você não precisa ter um cômodo inteiro para isso: um pequeno (e funcional!) escritório pode ser montado em qualquer cantinho da casa ou do apartamento.

O ideal é que seja um ambiente com pouca circulação de pessoas para que você possa se concentrar melhor no trabalho, além de bem iluminado – se não houver muita luz natural, aposte na luz branca no teto e em luminárias de mesa. Os móveis devem ser ergonômicos, principalmente nos casos de quem trabalha em home office.

A bancada de trabalho deve ter pelo menos 45 cm de extensão e você pode investir em gaveteiros com rodinhas e em prateleiras para aproveitar melhor o espaço.

Quanto à decoração, tente equilibrar cores quentes, que ajudam na concentração – mas que em excesso podem trazer sensação de cansaço. Use também cores frias que trazem calma e estimulam a criatividade. Prefira ter poucos objetos de decoração, quadros ou fotos, para evitar distrações. Você pode apostar em elementos que tenham função prática e decorativa, como pegboard, telas, porta-papéis, e quadros de anotações.

Dicas para melhorar seu trabalho em home office

* Acorde todos os dias no mesmo horário.

* Mesmo com pressa, não deixe de tomar café da manhã.

* Enumere as tarefas diárias, semanais e mensais em ordem de importância e comece sempre pela mais importante.

* Divida o dia em períodos de trabalho, como se estivesse em um escritório. Não se distraia antes de terminar uma tarefa. Faça pausas entre esses períodos.

* Tenha horário para esporte, lazer e para a família.

* Mantenha a rotina de horário de almoço e saia da mesa de trabalho durante as refeições. Você pode preparar a comida no fim de semana e deixar congelada para ganhar tempo durante a semana.

* Mude de ares de vez em quando: pode ser somente uma mudança de ambiente ou levar o computador para um café, uma praça, ou um escritório de coworking.

* Encerre o expediente no mesmo horário todos os dias. Evite fazer da hora extra um hábito.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *