Horta em apartamento

Quer cultivar uma horta no seu apartamento? Saiba como escolher as plantas e quais cuidados deve ter

Ter uma horta caseira é uma delícia em diversos aspectos: do prazer de preparar a terra, escolher as sementes e cuidar do crescimento das plantas até colher e saborear alimentos e temperos frescos, recém-tirados da terra e sem agrotóxicos. Há algum tempo, isso era privilégio das pessoas que moravam em casas e tinham quintais, mas hoje, com os recursos disponíveis, é possível cultivar uma horta diversificada, cheia de sabor e de perfume, também em apartamentos.

Em apartamentos com sacada, é interessante mesclar diferentes tipos de vasos e floreiras, o que ajuda a compor a decoração do espaço. Na ausência de sacadas, a aposta é a horta vertical. Existem, em lojas de materiais de jardinagem, diversas opções de estruturas prontas para receberem a terra e as sementes, que você pode colocar em paredes da cozinha ou da área de serviço.

 

COMO TER UMA HORTA NO APARTAMENTO: PASSO A PASSO

 

Horta em apartamento

Para ervas e temperos, em geral, escolha um lugar com circulação de ar e que bata sol (principalmente pela manhã). Sacadas de apartamentos ou muros dos quintais costumam ser ideais.

 

Horta em apartamento

É preciso escolher uma boa terra orgânica com pH6 e misturá-la com partes de areia, para que não fique muito encharcada. Existem muitos nutrientes prontos no mercado, mas o ideal é nutrir a terra com folhas e cascas de ovos e de legumes.

 

Horta em apartamento

Leve em consideração o espaço disponível e o gosto alimentar da sua família. Em geral, hortaliças folhosas (alface, rúcula, couve etc.), temperos (alecrim, manjericão, orégano, salsa, hortelã etc.) e frutos (abobrinha, tomate, pepino etc.) demandam poucos cuidados extras.

 

Horta em apartamento

Cubra os vasos (ou floreiras) com terra – 15 cm de profundidade – e deixe em torno de 20 cm de distância entre as mudas/ sementes.

 

Horta em apartamento

É importante que o vaso tenha escoamento para a terra não encharcar. Argila expandida e pedaços de madeira são boas opções.

 

Horta em apartamento

Para evitar ervas daninhas, a solução é cobrir a terra com folhas secas. Fungos e outras pragas podem ser combatidos com soluções caseiras (com sabão de coco, fumo, pimenta, agave, cebola, dependendo do caso).

 

Horta em apartamento

O tempo de colheita depende de cada vegetal. Temperos plantados em mudas costumam brotar rapidamente. Prefira colher nas horas menos quentes do dia, para evitar que a planta perca muita água.

Muitas hortaliças são perenes, ou seja, você não precisará se preocupar com o replantio.

 

BENEFÍCIOS DE SE TER UMA HORTA CASEIRA

Cultivar uma horta traz inúmeros benefícios tanto ao lar quanto à saúde de quem vive nele, por exemplo:

Alimentação mais saudável: os produtos orgânicos da sua horta serão mais ricos em nutrientes e não terão os agrotóxicos presentes nos produtos comprados em feiras ou mercados comuns. Além disso, ter folhas e outros vegetais frescos em casa estimula o consumo desses alimentos e a adoção de uma dieta mais nutritiva. A horta é interessante também para crianças, pois acompanhar o desenvolvimento das hortaliças faz com que fiquem curiosas para provar seus sabores.

Decoração do ambiente: A horta pode ser um importante e diferente elemento na decoração do apartamento, para isso, basta harmonizar os vasos, que as plantas, com seus formatos e tons folhosos, fazem o resto. Você pode, ainda, plantar flores comestíveis para dar um colorido à horta, como calêndula, amor-perfeito, capuchinha, lavanda e cravina, por exemplo.

Desenvolver um hobby: Cultivar uma horta no apartamento pode ser uma atividade bastante prazerosa para você e para toda a família.

 

Horta em apartamento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *