Horta orgânica

Que tal cultivar sua própria horta orgânica em casa?

Plantar temperos e hortaliças na própria casa pode ser um prazeroso hobby que traz bons momentos e saúde para as refeições em família. Preparar a terra, escolher as sementes e acompanhar o crescimento das plantas é tão gostoso quanto saborear um vegetal fresquinho e livre de agrotóxicos.

Você pode criar uma parede verde na varanda, na cozinha, no quintal, mas o melhor é que qualquer pessoa, em qualquer pequeno apartamento, pode ter sua própria horta, basta um ou alguns vasos ou floreiras pra começar, e você encontra o material necessário em qualquer loja de jardinagem.

  1. Escolha o local – Para ervas e temperos, em geral, escolha um lugar com circulação de ar e que bata sol (principalmente pela manhã). Sacadas de apartamentos ou muros dos quintais costumam ser ideais.
  2. Prepare os vasos – É preciso escolher uma boa terra orgânica com pH6 e misturá-la com partes de areia, para que não fique muito encharcada. Existem muitos nutrientes prontos no mercado, mas o ideal é nutrir a terra com folhas e cascas de ovos e de legumes (se puder criar uma minicomposteira, melhor!).
  3. Escolha as plantas – Leve em consideração o espaço disponível e o gosto alimentar da sua família. Em geral, hortaliças folhosas (alface, rúcula, couve etc.), temperos (alecrim, manjericão, orégano, salsa, hortelã etc.) e frutos (abobrinha, tomate, pepino etc.) demandam poucos cuidados extras.
  4. Plante – Cubra os vasos (ou floreiras) com terra – 15 cm de profundidade – e deixe em torno de 20 cm de distância entre as mudas/ sementes.
  5. Regue – É importante que o vaso tenha escoamento para a terra não encharcar. Argila expandida e pedaços de madeira são boas opções.
  6. Manutenção – Para evitar ervas daninhas, a solução é cobrir a terra com folhas secas. Fungos e outras pragas podem ser combatidos com soluções caseiras (com sabão de coco, fumo, pimenta, agave, cebola, dependendo do caso).
  7. Colha – O tempo de colheita depende de cada vegetal. Temperos plantados em mudas costumam brotar rapidamente. Prefira colher nas horas menos quentes do dia, para evitar que a planta perca muita água.

Muitas hortaliças são perenes, ou seja, você não precisará se preocupar com o replantio. Com o tempo, você vai conhecendo melhor suas plantas, sabendo qual a melhor forma de lidar com elas. Aproveite para experimentar novos sabores, curtir o tempo de cuidado, de silêncio e de crescimento das plantas como um momento de cuidar de si mesmo.

 

e-BOOK GRATUITO, BAIXE AGORA!

Baixe agora nosso e-Book gratuito!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *