Manutenção de ar-condicionado

Manutenção de ar-condicionado. Saiba o que fazer para manter a qualidade do ar em sua casa

Aparelhos de ar-condicionado exigem manutenção e limpeza periódicas, para garantir a qualidade do ar, evitando a proliferação de germes causadores de alergias e de doenças respiratórias. Além da limpeza mensal, de tempos em tempos, é importante realizar uma revisão mais minuciosa, por diversas razões (que listaremos a seguir), e o fim do verão é uma boa época para fazer manutenção.

[Saiba como escolher o ar-condicionado ideal para cada ambiente.]

 

COMO FAZER MANUTENÇÃO NO AR-CONDICIONADO?

Manutenção preventiva e limpeza devem ser feitas mensalmente, e você pode realizar essa tarefa. No entanto, se o aparelho apresentar qualquer sinal de desgaste de peça, corrosão, superaquecimento ou algo fora do padrão, busque orientação de um profissional.

Manutenção passo a passo

– Para evitar choques ou outros acidentes, tire o aparelho da tomada antes de começar a limpeza.

– Verifique o estado dos fios e das peças aparentes.

– Tire o pó dos gabinetes e grelhas. Prefira usar um pano úmido (mas não molhado) para não espalhar a poeira.

– Limpe aletas e serpentinas com uma escova macia e com muito cuidado para não danificar.

– Antes de limpar os filtros, verifique se há filtro HEPA (lado direito) e filtro de carvão ativado (lado esquerdo). Eles devem ser retirados antes de realizar a limpeza dos filtros de nylon. Atenção! Eles devem ser limpos com aspirador de pó todos os meses e trocados a cada quatro ou cinco meses.

 

POR QUE REALIZAR MANUTENÇÃO EM APARELHOS DE AR-CONDICIONADO

A manutenção preventiva dos ares-condicionados deve ser realizada para garantir mais eficiência e economia. Afinal, a sujeira dificulta a passagem do ar, fazendo com que o aparelho precise de mais energia para realizar sua função, e isso se reflete na conta de luz. Ao operar acima da sua capacidade, em função da poeira acumulada, o ar-condicionado tem sua vida útil reduzida.

Quando se realiza vistorias periódicas, diminui-se a necessidade dos reparos emergenciais, que são caros e exigem o trabalho de um profissional.

E, mais importante que a eficiência do aparelho, a manutenção é fundamental para manter a qualidade do ar no ambiente. Filtros sujos são lugares de proliferação de germes, fungos, ácaros e bactérias, responsáveis por causar problemas como rinite, sinusite, conjuntivite, asma e outros problemas nas vias respiratórias, olhos, pele, entre outras doenças.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *