Não sofra na hora de fazer mudança! Algumas dicas para ajudar você a não desperdiçar tempo nem dinheiro

Há os que adoram e os que detestam fazer mudança, mas entre todos há um consenso: é uma tarefa que exige organização e cuidado para não se perder tempo nem dinheiro. Mais que encaixotar os pertences e delegar funções, é preciso observar alguns pontos para não esquecer nada nem carregar objetos que podem ser descartados.

Organização é a palavra-chave para evitar dor de cabeça antes, durante e depois da mudança de casa. Por isso, crie listas de tarefas e itens para lhe acompanhar todo o tempo. Para facilitar, confira nossa lista abaixo:

mudanca-de-casa

Planeje a disposição dos móveis e decoração na nova casa

Faça um mapa, mesmo que em forma de esboço, dos cômodos do novo lar e de como deverão ficar os móveis. Meça o que você já tem e veja os espaços disponíveis. Assim, você evita transportar um móvel que não será mais usado e já destinação correta a ele.

 

Encaixotando

Numere e organize as caixas por utilidade e/ou cômodos e etiquete cada caixa. Se puder especificar o conteúdo das caixas, melhor ainda! Por exemplo: “Quarto do João – roupas de cama”. Isso facilita na hora de distribuir as caixas na casa nova. Usar cores diferentes para cada cômodo também facilita o reconhecimento.

Roupas de cama da estação oposta, objetos de decoração e outros itens, como livros que não são tão utilizados, podem ser guardados antes.

Faça uma lista do que tem em cada caixa.

 

Pratique o desapego

Não há necessidade de se guardar roupas ou sapatos que ninguém usará mais. A regra básica é: não foi usado em um ano, pode ser doado. Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados, muito desgastados e que estão há muito tempo guardados, esperando um conserto que nunca foi realizado, também podem ser doados ou descartados corretamente.

 

Dê uma função a cobertas e bichos de pelúcia

Cobertores, edredons e pelúcias fofinhas são ótimos em fundos de caixas para proteger objetos mais frágeis, como luminárias e peças de decoração.

 

Cuidado com peças frágeis

Espelhos, vidros, cerâmicas etc. devem ser embalados um a um. Não economize no plástico bolha, no papel pardo e no papelão!

 

Escolhendo a transportadora

Busque referências com antecedência e desconfie dos preços muito baixos. Leia atentamente o contrato e certifique-se de que estará assegurado em caso de extravio de algum objeto. Acompanhe a carga e descarga do caminhão e coordene a colocação das caixas nos cômodos corretos.

 

Tenha um kit com itens de primeira necessidade

Separe o necessário para passar uma noite antes de conseguir desencaixotar tudo: uma muda de roupa para cada pessoa da família, além de toalhas de banho, pijamas e roupas de cama; comidas que não precisem de refrigeração nem de fogão para serem feitas; abridor de latas, pratos, copos, talheres; e produtos de higiene pessoal.

 

Desencaixotando

É hora de utilizar a lista que fez quando encaixotou e que vai auxiliar a colocar cada caixa no seu ambiente e a determinar a prioridade de cada uma.

 

Outras dicas importantes

– Consuma ou doe alimentos perecíveis antes de se mudar;

– Sempre que possível, guarde aparelhos eletrônicos nas caixas originais, juntamente com seus cabos e manuais;

– Se for desmontar armários, numere as partes e faça um desenho para facilitar a montagem e guarde parafusos e pinos em saquinhos bem presos a uma das partes;

– Coisas pequenas e leves, como lingeries, meias e bijuterias podem ficar nas gavetas, mas lembre-se de plastificar bem cada gaveta separadamente!

 

mudanca-de-casa

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *