Comprei meu primeiro apartamento, e agora?

Você, enfim, comprou seu primeiro apartamento e não vê a hora de se mudar, mas não sabe como realizar os procedimentos necessários antes de, enfim, poder chamar o imóvel de lar.

Preparamos algumas dicas, como um rápido manual com tudo que você precisa saber antes de se mudar, da compra à decoração do apartamento.

COMO FINANCIAR MEU PRIMEIRO APARTAMENTO?

São muitas as modalidades de financiamento disponíveis pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e cada banco, financiadora ou construtora/ incorporadora pode oferecer – dentro de regras pré-estabelecidas – facilidades e descontos que achar pertinente.

Na OK Construções, o financiamento direto proporciona vantagens, como mais agilidade e menos exigências, pagamento facilitado e juros mais competitivos, além de toda a segurança de uma empresa sólida, tudo isso levando em consideração as necessidades de cada cliente, assim, é possível negociar a entrada e as parcelas, tornando o pagamento mais flexível.

REGISTRO DO IMÓVEL

Tanto o registro de compra e venda quanto a transferência do apartamento devem ser realizados no Cartório de Registro de Imóvel do município onde o imóvel está localizado. Basicamente, os trâmites e documentos solicitados são os mesmos em quase todos os cartórios, no entanto, algumas leis municipais podem fazer com que exijam taxas, assinaturas e número de cópias diferentes, por isso, informe-se antes de dar entrada, a fim de evitar desperdício de tempo e de dinheiro,

Imóveis de São José, Santa Catarina, são registrados no Registro de Imóveis de São José, localizado à Rua Leoberto Leal, 389, Barreiros.

LIGAÇÃO DE LUZ E DE ÁGUA

Para tornar o imóvel habitável, após o recebimento das chaves, é preciso solicitar a ligação de energia elétrica e de água.

Luz

Nas cidades catarinenses, o pedido de nova ligação de energia elétrica deve ser feita em uma unidade física da Celesc ou via e-mail. Para realizar essa solicitação, é preciso que as entradas estejam de acordo com o padrão da Celesc; deve-se informar o tipo de ligação do imóvel; declarar a carga aproximada (pontos de lâmpadas, tomadas e aparelhos que serão ligados à rede de energia); imprimir, preencher e assinar a solicitação de nova ligação e a declaração de carga.

Água

Assim como a luz, o pedido de ligação de água e esgoto deve ser feito diretamente na concessionária responsável pelo abastecimento no município onde está localizado o imóvel. Em Florianópolis e São José (SC), esse pedido deve ser feito no Atendimento Presencial da Casan – Rua Emílio Blum, 83, Centro, Florianópolis – ou em algum posto de atendimento mais próximo ao imóvel.

Para formalizar a solicitação, é preciso que as ligações de água e esgoto estejam de acordo com as normas técnicas da Casan, além de apresentar uma série de documentos pessoais (RG, CPF do proprietário); documentos do imóvel (escritura pública ou contrato de compra e venda, entre outros); e comprovante de regularização do imóvel na prefeitura (alvará de construção ou IPTU).

COMO DECORAR MEU PRIMEIRO APARTAMENTO?

Não há receita para se decorar um apartamento. O ideal é que o lugar tenha a cara de seus moradores e seja confortável e funcional, pois, no dia a dia, somente a beleza dos ambientes não será suficiente. Você pode optar pela contratação de um arquiteto ou decorador, mas nada impede que você tenha o apartamento que sempre sonhou sem a necessidade do serviço de profissionais.

Para conseguir unir praticidade, conforto e beleza, opte por móveis clássicos e de linhas retas e tons claros ou neutros, deixe para ousar nos pontos de luz e cor nos objetos decorativos, como almofadas, mantas e tapetes, que podem ser facilmente trocados; escolha tecidos que sejam ao mesmo tempo suaves ao toque e de fácil manutenção; considere o tamanho de cada ambiente antes de escolher os móveis; não obstrua os pontos de luz e de circulação de ar; considere o espaço necessário para a locomoção em cada ambiente, principalmente quando houver crianças ou idosos em casa; enfim, considere as atividades realizadas nos ambientes e quem circulará por eles cotidianamente, e confie no seu bom gosto!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *