Reaproveitamento da água da chuva na construção civil

Em Florianópolis o Projeto de Lei Complementar nº 1.231/2013, que prevê a obrigatoriedade do reuso de água da chuva para todas as novas edificações comerciais e residenciais, com área acima de 200 m², aguarda a regulamentação junto à Prefeitura. Essa medida é um passo importante para formalizar um hábito essencial na preservação de um dos recursos mais preciosos da natureza, e também para gerar economia direta, que pode chegar a 30% nos valores gastos com água em condomínios residenciais, por exemplo. No entanto, enquanto o modelo de lei não se expande a outros municípios, é importante que as construtoras tenham noção do quanto essa medida de baixa complexidade faz diferença. Com aplicação versátil, a água a chuva captada nos empreendimentos pode ser usada tanto nas áreas comuns, para irrigar jardins ou lavar garagens e calçadas, e até mesmo para descarga dos banheiros.

Na OK Construções, a preocupação com a captação e reúso da água da chuva já existe e está no projeto dos três últimos empreendimentos lançados. Nos dois primeiros condomínios residenciais em que incluímos no projeto a captação da água da chuva, utilizamos o sistema de bombeamento. Já no Vila de Areias, empreendimento com prazo de entrega final da terceira das três torres para 2018, o sistema utilizado é ainda mais moderno, por gravidade, que também gera economia de energia elétrica. Em nenhum dos projetos, a implantação de equipamentos para o reúso da água da chuva teve valor significativo a ponto de aumentar o valor da obra, não houve necessidade de repasse de valores ao CUB.

Acreditamos que cabe ao setor da construção civil dar um passo voluntário rumo à preservação do meio ambiente, mesmo sem obrigatoriedade de leis como as que já são vigentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, onde já há legislação específica para projetos de captação de água da chuva. Em breve, Florianópolis também fará parte dessa lista de cidades que se preocupam com o meio ambiente e trabalhamos para incluir São José nesse grupo.

postblog-ok-aproveitamentoagua-banner

e-BOOK GRATUITO, BAIXE AGORA!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
4 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *