Quarto compartilhado: Como decorar esse ambiente para seus filhos

Dividir o quarto com irmão é uma experiência enriquecedora, mas é preciso manter a individualidade de cada um.

Irmãos costumam ser nossos primeiros (e muitas vezes eternos) melhores amigos. Eles são mais um forte elo familiar, ensinam valores como empatia, cumplicidade e lealdade. Psicólogos tendem a ser unânimes quando falam da importância dos laços de fraternidade: ter irmão nos prepara para as competições; ensina a dividir e a aceitar as diferenças.

São essas diferenças que devem ser respeitadas quando se trata de mobiliar e decorar um quarto dividido entre irmãos. As personalidades e gostos de cada um precisam ser levados em consideração e, mesmo que a decoração siga um padrão “neutro”, é interessante reservar um cantinho para que cada um decore do seu jeito.

Veja nossas dicas para fazer do quarto compartilhado um espaço de intimidade e afeto entre irmãos.

 

Quarto compartilhado para meninos

Quem opta por decorações clássicas, em um quarto para dois (ou mais) irmãos meninos, pode-se abusar de cores e temas que, tradicionalmente, fazem parte do universo masculino: futebol, carros e muito azul.

postblog-okconst-quartoirmaos-menino

Quarto compartilhado para meninas

Da mesma forma, quando duas irmãs dividem o quarto, a decoração costuma ter uma pegada mais feminina e delicada, com cor de rosa e temas fofos, por exemplo, princesas, bonecas, ballet.

postblog-okconst-quartoirmaos-menina

Quarto compartilhado neutro

Antes usado em quartos compartilhados entre menino e menina, temas e tons sem distinção de gênero têm sido preferidos por pais que desejam criar um ambiente mais livre e moderno, com muitas cores e objetos que devem ser compartilhados sem tantas regras, ou seja, um espaço para que as crianças possam viver plenamente a infância desde o espaço do quarto.

postblog-okconst-quartoirmaos-neutros

Tendências de quartos compartilhados

Padrões sem distinção de gênero e idade

Se, há alguns anos, a tendência era seguir um padrão “princesa” para meninas e “super-heróis” para meninos, os quartos, atualmente, tendem a ter mais a cara de seus moradores, sendo decorados com seus brinquedos e hobbies preferidos. Quadros, cortinas e enxoval não precisam mais seguir temáticas infantis: estampas geométricas, texturas étnicas, cores vibrantes e até preto & branco compõem as decorações com estilo mais contemporâneo e podem ser usadas em todas as idades. Ou seja, com poucas mudanças, o quarto acompanha o crescimento dos filhos sem a necessidade de grandes reformas.

postblog-okconst-quartoirmaos-tendencias

 

Método montessoriano

O método criado por Maria Montessori tem como base pilares que valorizam a independência da criança em todas as idades. Partindo desses princípios, um quarto montessoriano apresenta móveis baixos, garantindo que a cama, os livros, os brinquedos, as mesinhas para atividades etc. possam ser alcançados pelas crianças sempre que desejarem.

postblog-okconst-quartoirmaos-tendencias2

 

Madeira e decoração orgânica

Antes restritos a “ambientes de adultos”, a madeira e outros elementos orgânicos (inspirados na natureza, como vime, junco, lãs cruas, florais etc.) estão em alta também para o quarto das crianças, mesclando conceitos de sustentabilidade com muito estilo e conforto.

 

postblog-okconst-quartoirmaos-tendencias3

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *